Saúde e Cidadania: Proteja-se!

Durante o diagnóstico que realizamos antes da implantação do Programa Integrar Contra a Covid-19: Força-tarefa,   foram levantadas questões pela comunidade paracatuense que mereceram nossa atenção especial e culminaram no desenvolvimento da campanha Saúde e Cidadania: Proteja-se! – a necessidade de apoiar ações de conscientização sobre a pandemia causada pelo novo coronavírus e também a preocupação diante do aumento das violências no período de isolamento social.

Sobre a campanha

O objetivo da campanha e da formação é compartilhar, de forma contínua, informações sobre o Coronavírus para que as pessoas se habituem, cada vez mais, com as formas de prevenção e fiquem mais atentas a possíveis sintomas e formas de transmissão, além de poderem acompanhar os dados da doença em Paracatu. No quesito cidadania, a ação visa sensibilizar a população e fortalecer as redes de apoio às vítimas de violência contra a mulher, a criança e ao adolescente, trazendo informações e meios para fazer denúncias no município.

Formação de agentes multiplicadores

A campanha propõe o Programa de Formação e Apoio a Agentes Multiplicadores de Saúde e Cidadania, voltado para representantes de iniciativas sociais locais, as quais foram levantadas pelo Programa durante o diagnóstico junto às comunidades e também ao poder público, por meio da Secretaria de Ação Social. O grupo que participará da formação inclui lideranças comunitárias, religiosas, cidadãos voluntários, professoras(es) da rede pública municipal e estadual, além de equipes de projetos sociais, ou seja, pessoas que atuam em ações diretas com o público em situação de vulnerabilidade social. A formação será composta por uma jornada de Webinários formativos, com o intuito de qualificar o olhar desses agentes e de suas redes de apoio em relação às violações de direitos e violências e, ainda, com relação aos cuidados de saúde preventiva no combate à disseminação do novo coronavírus.

Download de materiais

Faça a diferença! Seja uma multiplicadora e multiplicador em suas redes sociais! Faça o download dos materiais gráficos da campanha:

Cartilhas Formativas

Covid-19

Contra as violências

Cronograma de formações:

Terça-feira, 01/09 – 19h

Covid-19: O que é, principais sintomas, formas de transmissão, cuidados necessários, o que fazer e onde ir caso haja sintomas.

Quarta-feira, 02/09 – 19h

Covid-19: Mitos e verdades, esclarecendo as fake News.

Terça-feira, 08/09,19h

Violência contra a mulher: Como identificar, o que fazer quando me deparo com uma situação assim, a quem recorrer.

Quarta-feira, 09/09, 19h

Violência contra a Criança e Adolescente: Como identificar, o que fazer quando me deparo com uma situação assim, a quem recorrer.

Materiais de divulgação da campanha

Spots

Covid-19

Integrar Paracatu · Campanha Sáude e Cidadania: Proteja-se – Covid-19

Violências

Integrar Paracatu · Campanha Saúde e Cidadania: Proteja-se – Contra violências

 

Vídeos

Covid-19

Violências