Iniciativas

Grupo Cênikas

O grupo Cênikas surge em Paracatu em 2009, quando praticamente “tudo era mato” em termos de grupos de teatro na cidade. Desbravando o território, Gueuber Santos, diretor do grupo, conseguiu erguer um dos projetos mais importantes para o campo das artes cênicas da cidade, referência e incubadora inclusive de novos grupos. A essência do Cênikas está em unir os pilares da formação, valorização do ator, fomento ao teatro e incentivo à participação do público, incluindo as camadas menos privilegiadas economicamente.
O projeto é totalmente gratuito e já apresentou peças muito marcantes na cidade de Paracatu, como Mancha Rocha, adaptações de Saltimbancos e Faustino, com audiência de mais de 200 pessoas por espetáculo. Além disso, o grupo realiza todos os anos a mostra Cênikas, um dos eventos mais importantes no calendário cultural da cidade.
Além de promover espetáculos de teatro gratuitos na cidade de Paracatu, o Cênikas também é um projeto social. A arte do teatro é ensinada a jovens que desejam integrar o grupo, de forma gratuita.

Para saber mais:
Instagram: @grupocênikas
Facebook: facebook/grupocenikas
Gueuber Santos: (38) 99890-5799

Outras iniciativas