Iniciativas

Centro Comunitário Lagoa de Santo Antônio

Centro Comunitário Lagoa de Santo Antônio é a associação dos moradores do bairro Lagoa de Santo de Antônio, que fica na zona rural de Paracatu. Como um centro de referência, ele realiza vários projetos sociais, em parceria forte e duradoura com a Escola Municipal Professora Maria Trindade Rodrigues.  

A maioria das atividades sociais realizadas pelo Centro Comunitário utiliza a infraestrutura da escola, como a quadra esportiva ou até mesmo algumas salas. Algumas dessas atividades são Futsal, ginástica, crochê, informática. Duas delas são mais estruturadas e conhecidas, como a Fanfarra e o Coral.  

  • Fanfarra:  

As fanfarras são as bandas marciais formadas por alunos das escolas públicas e privadas que realizam apresentações em datas comemorativas e especiais. Em Paracatu, as fanfarras são tradicionais e, todo ano, disputam o primeiro lugar no festival de fanfarras, que acontece durante o desfile celebrativo do aniversário da cidade. Assim, as fanfarras formam suas turmas e ensaiam o ano inteiro nas escolas e comunidades paracatuenses 

A Fanfarra Maria Trindade é a fanfarra desenvolvida pelo Centro Comunitário em parceria Escola Municipal Professora Maria Trindade Rodriguesem que os integrantes são os alunos da escola. Essa fanfarra é uma forma de inclusão dos alunos, bem como de desenvolvimento corporal, social e até mesmo, pedagógico dos jovens integrantes. Ela também ocupa um espaço importante na construção da história e da cultura da cidade, visto que é um modo de expressão artística que dialoga constantemente com a realidade que representa, trazendo aspectos do campo, do ambiente rural, das raízes afrodescendentes e que, de alguma forma, narram a construção da cidade de Paracatu por meio de suas apresentações. A Fanfarra Maria Trindade incide no registro e na valorização da cultura quilombola, visto que, apesar de fortes discussões e desavenças, o povoado da Lagoa de Santo Antônio pode ser entendido como um quilombo.  

  • Coral:  

O Coral Maria Trindade é formado por alunos da Escola Municipal Professora Maria Trindade Rodrigues, que se situa na comunidade Lagoa de Santo Antônio, em Paracatu. A proposta é realizar uma apresentação do Coral virtual, em formato de live, com o objetivo de integrar a comunidade e promover entretenimento. Além disso, é uma forma de engajar os alunos em relação ao coral, promovendo inclusão e momentos divertidos entre eles.  

Contatos do Centro Comunitário:
Rosângela: 38 9 9963-8091
Amilton38 9 9995-1857
Endereço: Rua Três, nº 120 – Povoado Lagoa de Santo Antônio, MG 188 sentido Ptu/Unaí 15km 
Cidade: Paracatu  Estado: ( MG) CEP:  38600-000 

 

Outras iniciativas