Iniciativas

Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente- AACAD

A Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente- AACAD é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e/ou econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, beneficente, promocional, educativo, recreativo, cultural e de assistência social e religiosa, voltada para a defesa dos direitos da criança e adolescente e seus familiares.  

Ela surgiu em 17 de janeiro de 2009, para atender crianças de 0 a 6 anos de idade que se encontravam em situação de extrema pobreza. Em 2012, a partir de uma reunião com as mães, discutiu-se sobre o grande número de crianças de adolescentes nas ruas e que sofriam com a desigualdade social e suas consequências, como a miséria, prostituição, desemprego, violência doméstica, fome e drogas. Diante desse contexto, a associação passou a atender crianças e adolescentes de 3 a 12 anos e 11 meses de idade.  

Em 2015os próprios adolescentes mostrarainteresse em continuar participando do projeto e solicitaram que a idade fosse ampliada. Assim, a idade de atendimento mudou para adolescentes até os 14 anos de idade 

Em 2018, houve a necessidade de fazer algumas alterações no Estatuto Social, mudando o nome da entidade para Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente- AACAD/Projeto Pintando 7mantendo o mesmo CNPJ, com adequação ao Marco Regulatório. 

A associação é uma entidade de prazo indeterminado que, desde sua fundação, tem como intuito ser uma ação concreta que, a longo prazo, causasse impacto na realidade de vulnerabilidade social de Paracatu. Assim, oferecemos serviço gratuito e permanente de forma planejada, inscrita no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e registrada no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, funcionando na sua sede própria. 

Os projetos sociais realizados pela entidade têm como público alvo crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, e que sobrevivem em situação de pobreza e extrema pobreza.  

 Através do Projeto Pintando 7, são atendidos anualmente 130 crianças e adolescentes com atividades lúdicas, pedagógicas, despertando interesse pelas atividades de arte, cultura, esporte e lazer e recreação. O Projeto atua no espaço físico da própria AACAD atendendo crianças e adolescentes que vivem em situação de vínculos familiares e comunitários fragilizados. Esse projeto, que tem uma atuação mais consistente, tem como objetivo trazer crianças e adolescentes para as oficinas de arte, cultura, esporte e lazer, como forma de resgatar valores, disciplina, conhecimento dos seus direitos e deveres, assegurando para que tenha uma vida saudável e promover o bem-estar entre eles. 

No trabalho social com as famílias, são desenvolvidas visitas domiciliares, para conhecimento da realidade do contexto social no qual a criança e ao adolescente se encontra, quando necessários encaminhamentos para outros órgãos como: CRAS, Conselho Tutelar, entre outros O Projeto é mantido por meio de recursos oriundos do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), empresas parceiras, e FIA (Fundo da Infância e Adolescência), além de voluntários.   

Desenvolvemos nosso trabalho com compromisso de contribuir para transformação pessoal-social por meio das atividades lúdicas, arte, cultura, esporte e lazer oferecido dentro do Projeto. 

Endereço: Rua São Francisco de Assis, nº 379  – CEP: 38.603-112 – Bairro: Bom Pastor,  

Contato: Marli – (38)99938-4425marlisocialptu@hotmail.com 

Instagram: @pintandooseteprojeto

Outras iniciativas