Saúde mental

Nesta seção, você encontra informações de serviços de atendimento psicológico possíveis de serem acessados virtualmente ou presencialmente, bem como dicas de bem-estar e, ainda fica sabendo mais sobre nossa campanha “Saúde Mental: Eu Cuido!”.

Saúde Mental: Eu Cuido!

 

A campanha de mobilização social “Saúde Mental: Eu Cuido” surgiu em resposta às demandas detectadas durante o diagnóstico rápido realizado na cidade de Paracatu para a implantação do Programa Integrar Contra a Covid-19: Força-tarefa. Nesse diagnóstico, foram ouvidas pessoas de diversos setores sociais de Paracatu, que relataram as questões relativas à ansiedade, medo e depressão como experiências recorrentes, consequências visíveis e crescentes da chegada da pandemia na cidade.

Sendo assim, desde o início de sua implementação, o Programa trouxe como ações preliminares da campanha de mobilização em prol da saúde mental:

  1. Levantamento de iniciativas e profissionais de saúde que pudessem dar suporte às pessoas com queixas de problemas relacionados a questões psicológicas, agravados durante a pandemia;
  2.  Divulgação do trabalho de projetos e profissionais mapeados no site do Programa;
  3.  Por meio da escuta ampliada de professoras e professores, bem como dos demais atores com quem o Programa dialoga, nas diferentes frentes de ação, foram encaminhados os links com as indicações dos serviços e orientações sobre as possibilidades de busca de ajuda e atendimento psicossocial;
  4.  Criação do quadro semanal “Se Cuida!”, no programa de rádio Integrar Educação contra a Covid-19, em que dois psicólogos dão dicas de saúde mental para o público, todas as quartas-feiras, às 14h nas rádios Alternativa FM – 97.3,  Boa Vista FM 96.5,  Única FM – 92.5 e Vitória FM – 87.9.

Além dessas ações, também estão previstas uma campanha de conscientização nas mídias sociais, além de uma live informativa sobre a temática. Acompanhe aqui.

Atendimento psicológico HUNA

O Hospital Universitário da Universidade Atenas (HUNA) oferece atendimento psicológico gratuito como parte das atividades do curso de Graduação em Psicologia, em Paracatu. Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de Psicologia da Universidade Atenas.

O acompanhamento psicológico é muito importante para o cuidado com a saúde mental, principalmente nesse contexto de Covid-19, em que as rotinas mudaram bastante e se faz necessário ficar em casa e se manter distante socialmente. Portanto, não deixe de procurar ajuda!

Para mais informações e agendamentos, entre em contato: 38 9905-5350

Ou navegue pelo site do Hospital Universitário da UniAtenas.

Redes sociais:

Instagram: @uniatenasoficial

@anajessicagst

Psicólogas(os) que oferecem atendimento social

Durante a pandemia, muitas e muitos psicólogos passaram a realizar atendimentos online e, ainda, com preços sociais, em solidariedade ao crescente número de pessoas que têm experienciado diversos aspectos e graus de sofrimento mental durante a pandemia do novo coronavírus.

Como parte das ações do projeto, fizemos um levantamento de tais profissionais. Contatos de telefone, wpp, email e redes sociais estão aqui nesta planilha de profissionais e iniciativas Saúde Mental Baixe e entre em contato. Não deixe de se cuidar!

Baixe aqui a planilha de profissionais e iniciativas Saúde Mental

Missão Covid-19

A Missão Covid é uma iniciativa onde médicos voluntários oferecem consultas online de forma rápida e eficiente, com o objetivo de levar atendimento a pessoas de todo o país sem que seja necessário comparecer a um centro de saúde.

Além de disponibilizar um espaço para que o contato entre paciente e médico seja feito, a plataforma possui uma área com informações sobre o coronavírus, abordando as formas de transmissão, sinais e sintomas, como prevenir, dentre diversos outros assuntos.

Acesse: https://missaocovid.com.br

Rede de Apoio Psicológico

Uma plataforma que conecta profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao COVID-19 a psicólogas e psicólogos voluntários dispostos a atendê-los.

Os atendimentos são gratuitos, online e pontuais. Voluntários e profissionais de saúde podem se inscrever na plataforma da rede para se conectarem.

Acesse: https://www.rededeapoiopsicologico.org.br

Psicovid

O PsiCovid é um aplicativo que possibilita o encontro de psicólogos e pacientes para a realização de consultas a distância, de forma gratuita, durante a pandemia do Coronavírus.
Para torná-lo possível, contam com o trabalho voluntário de uma equipe de profissionais de diversas áreas. Por isso, os organizadores ressaltam a importância da colaboração de psicólogos para reforçar e ampliar o atendimento.

Onde Baixar o App?

Por enquanto, estão sendo realizadas inscrições de profissionais voluntários. Por isso, a versão definitiva do app ainda não foi disponibilizada para pacientes. Atualizaremos quando o app for disponibilizado. Siga também as redes sociais da iniciativa para notícias e posts de orientação psicológica:

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/psicovid19br/

Facebook: https://www.facebook.com/psicovid19br

Twitter: https://twitter.com/psicovid19br

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_XRaj-Q6cr65tISMMWZjGQ?reload=9

Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Site: www.cvv.org.br
Telefone: 188
E-mail: www.cvv.org.br/e-mail

Dicas de bem-estar:

Com o objetivo de colaborar com a saúde física e mental de todos neste momento, a escola de KUNDALINI YOGA Antar Naad está oferecendo três horários de aula gratuitos semanais por meio do Zoom.
Além das aulas, todos os dias às 16h haverá uma meditação online, também gratuita, conduzida pela professora Satya Amrit, de Israel.
Basta acessar o link: https://zoom.us/j/6271002777, 10 a 15 minutos antes da aula.
ID da reunião: 627 100 2777.
Não é necessária inscrição.

Quadro semanal “Se cuida”, no programa de rádio Integrar Educação

Uma das ações propostas pela campanha “Saúde Mental: Eu Cuido”, o quadro tem como objetivo compartilhar informações sobre cuidados com a saúde mental, abrangendo áreas além da psicanálise e sugerindo exercícios, atividades e hábitos que possam contribuir nesse momento.

Com participação aberta ao público e apoio dos psicólogos Vinícius Carossi e Cristiane Ribeiro, o “Se Cuida” acontece semanalmente, sempre às quartas, atendendo a demandas enviadas pelos ouvintes.

Para participar, basta entrar em contato pelo telefone (38) 9 8423-7684 – você não precisa se identificar.