Iniciativas

Rapadura do Planeta

A Rapadura do Planeta é uma das mais tradicionais de Paracatu. A produção ocorre no São Domingo e passou de geração em geração, nas mesmas terras, no mesmo engenho. Planeta, Neném e Romilda coordenam e participam de todo o processo, desde o plantio até a produção de garapa e cozimento para o preparo da rapadura que, além da tradicionalíssima batida, também ganha sabores diversos, como a de amendoim, mamão, entre outros.

A produção sempre era vendida na cidade, pelas mãos de Dona Neném e Dileuza. No entanto, com a pandemia elas decidiram reduzir a circulação e adotaram um ponto fixo na cidade. Hoje, você pode comprar as rapaduras diretamente das mãos de Romilda,  na Praça Firmina, de terça à sexta, das 13h às 16h. Essa ação consegue criar um espaço para a venda das rapaduras, fonte de renda da família, assim como contribui para a diminuição da circulação de pessoas em tempo de pandemia.

Também podem ser feitas encomendas dos produtos pelo whatsapp 9 9845-2616. Veja os detalhes no eflyer:

Como posso ajudar?

Vai comprar rapadura para uma receita ou mesmo  para sobremesa? Compre diretamente de pequenos produtores como a Dona Romilda e o Planeta. Assim, você ajuda a manter a renda familiar dessas pessoas que vivem desta produção artesanal. Ainda, ajuda na manutenção da tradição e preservação do patrimônio da cultura alimentar dos quilombos de Paracatu.

Contatos:

Dona Romilda – whatsapp 9 9845-2616

Outras iniciativas