Educação

No Eixo Educação, realizamos a versão do projeto Integrar Educação Contra a Covid-19. Nosso foco é desenvolver ações que potencializem as experiências de aprendizagem remota já desenvolvidas pela gestão de educação no município, beneficiando estudantes da rede pública de ensino, bem como oferecer suporte a professoras/es neste momento tão delicado para o setor. Aqui, a união dos esforços de estudantes, familiares, professoras/es, gestoras/es da educação continua sendo a tônica do trabalho que já vinha sendo desenvolvido dentro do Programa Integrar Educação desde 2018. Agora, período em que vivenciamos a fase aguda da pandemia, algumas de nossas ações são: a veiculação de um programa de rádio em formato de revista eletrônica, com distribuição de uma cartilha com desafios de aprendizagem, e também a criação de um repositório para professoras/es sobre boas práticas na educação em tempos de pandemia, que poderá ser encontrado aqui nesta plataforma.

A edição especial do Programa Integrar Educação no contexto da pandemia tem como objetivos: potencializar ações já realizadas pelas instâncias governamentais de educação no município, fomentar experiências de aprendizagem ativa e a manutenção do vínculo de estudantes com suas escolas, bem como oferecer suporte complementar a professoras/es neste momento em que se faz necessária a reinvenção das formas de ensinar e aprender por meio do uso de ferramentas digitais.
Para tanto, propusemos um conjunto de ações desenvolvidas para a rede pública de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paracatu e a Superintendência Regional de Ensino. São elas:

1- Programa de rádio Integrar Educação Contra a Covid-19:

Todas a segundas, quartas e sextas-feiras veiculamos o programa de rádio Integrar Educação Contra a Covid-19, nas rádios Alternativa, Boa Vista FM, Única e Vitória FM, às 14h. Com duração de 12 minutos, a nossa revista eletrônica do rádio aborda assuntos relativos à educação e ciência, protagonismo juvenil, cultura, dentre outros temas, com intuito de estimular o hábito de aprender sempre, independente de estarmos em sala de aula ou em casa. Além disso, a cada programa, há desafios de aprendizagem com seleção das melhores respostas, premiadas com um vale compras para gastar com pequenos negócios da cidade.

O programa de rádio também conta com uma cartilha de apoio, que traz atividades super interessantes. A cartilha foi distribuída para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública do município. Mas também pode ser baixada gratuitamente aqui.

2- Repositório sobre educação em tempos de pandemia:

A partir da escuta realizada com professoras/es no município, entramos em contato com muitas incertezas e receio sobre o atual momento da educação no país e no mundo. De fato, não é fácil trabalhar com um cenário tão distinto e com centenas de desafios. No Brasil, a realidade é ainda mais matizada pelas desigualdades sociais estruturadas em nossa sociedade e que também se refletem em desigualdades educacionais. Como ensinar à distância? Como conseguir o engajamento de estudantes? O que fazer em contextos em que diversos estudantes têm acesso precarizado à internet, livros e outros meios de continuar aprendendo sempre? Ainda que não tenhamos todas as respostas para estas angústias, convidamos professoras/es a adentrar esse mundo desafiador da educação em tempos de pandemia a partir de uma curadoria de materiais que fizemos para a fase aguda da propagação do novo coronavírus. Aqui neste repositório, serão encontradas outras plataformas, textos e um conjunto de boas práticas realizadas para que ninguém se esmoreça na luta para garantir o direito de crianças e adolescentes à educação.